segunda-feira, 25 de março de 2013

Viajando na história...

Nessa manhã de sexta-feira(22), a equipe PIBID teve a oportunidade de presenciar a confecção da Linha do Tempo individual de nossos alunos, essa era uma atividade programada pela professora da turma, Margarete Batista Rodrigues, com o intuito de explanar de forma prática e compreensiva a maneira como a noção de tempo histórico pode e deve ser trabalhada na 4º série (5º ano) do Ensino Fundamental, salientando as metas que devem ser atingidas, para que os alunos possam, realmente, apreender e compreender o que está sendo transmitido, fazendo com que aquilo que está sendo discutido na sala de aula, possa relacionar-se com a realidade extra-escolar, com seu cotidiano de forma harmônica e intrinsecamente ligada uma a outra.


Os alunos recebiam uma cópia dessa ficha com espaço para anexar  uma foto da criança num momento marcante de sua vida, podia ser o momento dos primeiros passos ou uma baguncinha daquelas...

Como na foto, nas linhas com o auxílio de uma régua a criança traçava os pontos relevantes de sua vida, partindo da data de seu nascimento até os dias atuais.

Quando a criança terminava e as professoras corrigiam junto com eles, era o momento de  personalizar sua ficha de linha do tempo ao seu gosto.

As bolsistas do PIBID, então auxiliavam os alunos dando dicas de como  executar seu trabalho de forma bacana,  pois seria exposto no mural da sala.

Todos capricharam mais ainda na produção de suas atividades quando perceberam que além da exposição no mural da  classe, as fotos dessa aula "histórica", viria para o blog.

Enfim o momento mais esperado, o anexo das linhas do tempo.

A professora deixou claro,que para fazer uma linha do tempo os alunos precisam saber o ano em que nasceram para fazer a representação de forma correta, com  detalhes exatos para se obter uma documentação efetiva. 


Dicas Pibidianas; Durante esse processo  de construção da linha do tempo é normal surgirem muitas questões, as quais o professor tem que estar preparado para responder tranquilamente, tendo em mente que parte da história de vida do aluno estará sendo exposta na sala de aula, porém, de forma correta, em uma perspectiva puramente pedagógica.

terça-feira, 19 de março de 2013

Atividade 01 401 e 403

TRABALHANDO A PAZ NA ESCOLA

Nossos alunos da 401 e 403 foram convidados a realizar uma apresentação no pátio interno da escola com a participação de parte dos alunos, no momento destinado á homenagem cívica no último dia 11/03.
O tema sugerido foi A PAZ, embasado no projeto que está em andamento na escola.

Agora mostraremos fotos dos ensaios das duas turmas e suas apresentações, com o intuito de dar ao leitor a ideia aproximada do que se passou nesses dias de dedicação mútua.

Alunos ensaiando a fala inicial.

Marcação de passos.

Ensaios para a perfeição de movimentos.

Ensaio de agradecimentos finais.


Minutos antes da apresentação.

Um pouquinho de tensão  é normal.

Prontos para iniciar.

Representação do mal na escola, usamos crianças vestidas de preto caminhando em passos rígidos ao som de bombardeios e gritos para dar a ideia de maldade.

Nesse momento a criança lê palavras de conforto e convida a todos do público a embarcarem em nossa viagem.

Essa criança representa aquela que porta os valores que a sociedade julga necessário para  trilharmos o caminho do bem.

Valores como, AMOR, EDUCAÇÃO E RESPEITO.

Esse garoto é aquele que abre a caixa dos mistérios e os lança  a todos, com a proposta de semear a paz nos corações.
                                     


Por fim, abre a bandeira do projeto ao som da música A PAZ,  do grupo, ROUPA NOVA.


Propondo a todos a união e a grandeza da pacificação, ilustrando que o bem sempre vence o mal. Essa foi a apresentação da turma 401.

A turma 403 realizou a mesma apresentação, seguindo o mesmo roteiro, porém para o público vespertino.

A aluna da 403 faz a mesma menção àquela que porta os valores necessários á pacificação.

O público se mantém em alerta aguardando os acontecimentos.

Representação daquelas que protegem os valores da paz e da humanidade.

Alunos 403, minutos antes de entrar em cena com a roupa que caracteriza a interpretação da aflição. 

Apresentação das boas novas ao público: Amor, Respeito..

Ao fim da primeira atividade do ano de 2013, nós do projeto PIBID gostaríamos de agradecer  a parceria UDESC/Comendador Rocha e salientar que vêm muito mais coisas novas pela frente.

NÃO DEIXEM DE COMENTAR
BEIJOS PIBIDIANOS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Momento Cultura na Escola

Na última sexta - feira (08), aconteceu no pátio da Escola de Educação Básica Comendador Rocha a narração de histórias infantis organizada anualmente pelo grupo SESC Laguna.


A visita do grupo SESC ao nosso colégio é muito bem recebida, pois cultura sempre é bem vinda, além do mais as crianças se envolvem significativamente nas narrativas e ficam com as atenções prendidas do início ao fim.


A galerinha ficou atenta durante toda a apresentação, pois tudo que desperta curiosidades renova o interesse em aprender, nesse momento o SESC trouxe uma novidade, um músico indiano, sentado no tapete mágico e tudo..


Casa cheia para mais um momento de riqueza cultural e troca de conhecimentos. Essa é também a proposta  da Equipe PIBID, trazer diferenciais que chamem a atenção e despertem o interesse de nossos alunos, para juntos traçarmos caminhos significativos para a efetivação dos saberes de nossas crianças.









quarta-feira, 13 de março de 2013

SEJAM BEM VINDOS!!!

Olá, como é bom estar de volta!!!
Equipe PIBID 2013 em ação...

A equipe PIBID gostaria que vocês soubessem o quanto suas presenças são importantes para nós.
E o quanto nos felicitamos por tê-los conosco. Certos de que juntos estaremos construindo um novo futuro cria-se a necessidade de agradecermos desde já a confiança em nós depositada. 
Onde só nos resta dizer nosso mais sincero OBRIGADO e desejos verdadeiros para que 2013 seja um ano muito produtivo para todos!!!
Pois o Projeto PIBID busca sempre oferecer o que há de melhor para os alunos e envolvidos.
Confiantes de que todos os nossos objetivos serão alcançados e que nossas novidades encham a todos de alegrias, propomos um ano de realizações junto de vocês.
     Vocês gostam de desafios?!?!?!
O que vocês acham de caminharmos juntos pelos caminhos do conhecimento?!?!?!
Imaginem ir mais além do que se pode enxergar....
Legal não é?!?!
Saibam que nesta longa jornada, não estaremos sozinhos, e orgulhosos, chegaremos ao final de mais uma etapa!!!

Sejam todos bem vindos...

Da esquerda para a direita, prof. Antônio, prof. Cristyanne, prof. Margarete, prof. Kélcia e prof. Dilsimar.