quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Convidando a escola!


Nossos alunos estão empolgadíssimos com a "TARDE LITERÁRIA" e com a "MARATONA DE MATEMÁTICA" que acontecerá na escola e esta sendo organizada pelos alunos e a equipe PIBID.  

Visitamos as turmas de primeiro a quinto ano da escola para convidá-los a participar desses momentos conosco.

Que legal! Vimos que as turminhas  ficaram tão empolgadas quanto nós!

Os autores deram uma palhinha de suas histórias, e deixaram as crianças ansiosas para saber os finais, que serão revelados lá na tarde literária.

Ao perceberem como vai funcionar a MARATONA DE MATEMÁTICA, os alunos se interessaram em estudar as tabuadas para se darem bem nos jogos!

Todos os convidados garantiram suas presenças! 

Deixamos nos murais das salas de aula o convite impresso, para que as turmas não esqueçam a data.

 

Planejamento


A equipe PIBID Comendador, se reuniu para fazer alguns ajustes em seu planejamento.




Cris, Luana, Margarete, Dilsimar e Cecília.


Aguardem, vamos fechar o ano com chave de ouro!


Acompanhem, 
 na próxima postagem será 
apresentado o que decidimos 
nesta reunião e trará 
um convite especial para vocês!


Cinema em sala de aula

Depois de todo trabalho realizado na escola no primeiro semestre com a equipe PIBID. 
Os alunos tiveram a oportunidade de assistirem as suas apresentações do II Sarau Literário na escola,em um momento muito gostoso e de muita descontração.





Nossa sala transformou-se em um cinema,com direito a  muita pipoca.





quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pibid Geografia e Pibid Pedagogia, o encontro!!


Na última segunda - feira (07), a E. E.B. Elizabeth Ullysséa Arantes (CAIC) em mais uma ação de suas pibidianas, Ana Clara, Claudete, Edinete, Edma, Simone e sua supervisora Sandra, propiciaram aos alunos e convidados um dia de puro entrosamento com a natureza através da horta cuidada pelos alunos, onde o tema principal do projeto era "BICHO URBANO" trazendo conceitos como  a importância da reutilização de materiais para a produção de novos objetos, o melhor aproveitamento do espaço livre da escola para usos diversificados como horta e parquinho para lazer dos alunos e comunidade escolar.
Dinâmica com os alunos


O PIBID do curso de geografia da UDESC trouxe aos convidados muita inovação e curiosidades, inclusive um livro denominado "ESCOLA SUSTENTÁVEL",  que apresentava muitas novidades para os leitores a respeito desse tema.





Convidados
Os participantes do Seminário que uniu os pibid´s de geografia e pedagogia da UDESC mostrou entre outras coisas a SEMENTE CRIOULA  e seus benefícios para a dieta saudável das pessoas.


A manhã se encerrou com uma visitação na horta da escola e demonstração de compostagem realizada a partir de sobras de frutas e verduras descartadas pela cozinha da própria escola.
Foi um seminário de extrema importância para a comunidade e pibidianos, pois a troca de saberes foi determinante para a construção de novas ideias entre os envolvidos.
Pibidianos recebendo
orientação
Alunos mostrando a horta




Demonstração de compostagem






Horta vertical
Os alunos pondo a mão na terra






Horta dos alunos
Parabéns crianças, a horta de vocês está linda e logo logo dará mais frutos deliciosos que farão parte das suas refeições!!
Continuem assim!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IX ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO


Equipe PIBID no IX Encontro do Grupo de Pesquisa e Educação, Arte e Inclusão - Florianópolis/UDESC.
A equipe PIBID Comendador recebeu o convite para participar do IX Encontro de Educação e Arte em Florianópolis na última terça(01), o objetivo desse encontro foi compartilhar com os demais participantes as experiências na realização do I SARAU LITERÁRIO MUSICAL "Convivendo com Poemas" realizado na E.E.B. Comendador Rocha em Julho de 2012, onde o intuito foi instaurar a convivência pacífica tanto no ambiente escolar quanto na vida dessas crianças através da criação e posterior recitação de seus poemas para a comunidade escolar.
Da esquerda para direita
Profº Alberto Gonçalves, Pibidiana Dilsimar,
Supervisora Margarete Batista, Pibidiana Cristyanne e
Coordenadora Professora Fabiola Sucupira
No auditório o  assunto foi sobre a ligação entre a Arte e a deficiência, um assunto contemporâneo que está em alta nas diversas mídias, nos conduzindo a acompanhar  a demanda e seguir o fluxo para não ficarmos defasados.
Na área da educação não podemos marcar bobeira, temos que nos reciclar sempre!!

Por essas razões que encontros como este são de grande valia para nós enquanto acadêmicos e para os professores que já estão na ativa, pois enquanto o acadêmico tem a oportunidade de aprender o Fazer de forma correta, aquele professor que já esta na ativa é levado a se desconstruir para um Fazer mais adequado!!!
Logo, as 18:00 horas, foi a vez de apresentamos nosso trabalho para o público, utilizamos breve conversação, Power Points, relatos dos envolvidos no Sarau  e levantamos alguns pontos positivos de nosso trabalho.
A equipe acredita que mesmo com o tempo reduzido conseguiu passar para o público parte daquela emoção que sempre sente quando se trata do assunto Sarau e esperamos que  nossa experiência inspire novos trabalhos.
Ministrantes

Até a próxima!