quinta-feira, 27 de março de 2014

O traçado das letras

     Nas turmas de 1º e 2º ano é importante trabalhar com os alunos sobre as características topológicas das letras (letras só com curvas, só com retas, com curvas e retas, letras com ou sem furos, letras abertas e fechadas, letras com pontas (com quantidades diferentes de pontas) ou sem pontas.
       Fazer análise do traçado, do formato da letra e também classificações utilizando estes atributos auxilia no processo de reconhecimento e escrita do alfabeto, além de estarem sendo trabalhados alguns conceitos matemáticos.
      Este ano a equipe PIBID está focando a Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental e para isso estamos traçando caminhos para realizar nosso trabalho de forma eficiente, como: construção de letras com palitos e barbante ou com massinha de modelar; jogo do "tato do alfabeto" (onde os alunos colocam as mãos nas costas e a professora distribui letras de madeira ou E.V.A. e cada um deverá dizer qual letra está segurando apenas pensando nas características descritas acima); brincadeira de adivinhar letras (onde a professora pega uma letra na caixa sem que os alunos vejam e diz as características conforme o que está acima e os alunos deverão dizer qual é a letra); completar a escrita das letras, reconhecimento das letras do seu nome, produção de crachás, entre outros.

Em breve fotinhos desse momento maravilhoso com as crianças!!

Mafalda


E o livro didático da disciplina de língua portuguesa das crianças trouxe a menina Mafalda com mais uma de suas infinitas questões que deixam os adultos mais sabidos de coceirinha na cabeça!!

A tarefa enviada para casa foi a seguinte tirinha; 
Que apresentava questões para serem respondidas pelas crianças;
O que aprendemos na escola?
O que a menina Mafalda está fazendo na imagem?
O que a menina quer dizer com esta pergunta? 
"Será que aqui cabe tudo o que vão me por na cabeça?"

As respostas foram das mais interessantes, e o pessoal do PIBID quer saber o que você pensa sobre isso.
Então vamos lá pessoal, quem se habilita a responder mais essa questão da menina Mafalda?
Deixe sua resposta nos comentários...