segunda-feira, 23 de novembro de 2015

III Sarau...



 III Sarau  Musical  

Realização PIBID e Escola de Educação Básica Comendador Rocha
Tema: Alfabetização e Letramento com Ênfase na Musicalização
11 de novembro de 2015




A abertura do Sarau contou com a participação dos alunos do 2º Ano 201 que se expressaram artisticamente acompanhadas pela música do cantor e compositor Daniel "Pra ser feliz".






O hino da nossa escola foi o primeiro texto musical estudado. O compositor senhor "Nelson João de Souza" na oportunidade recebeu a homenagem e procedeu o descerramento da placa que será afixada no hall de entrada da escola para o conhecimento das futuras gerações.






Para finalizar a sua participação ele foi convidado à subir no palco e entoar o hino com todos os alunos da escola.






A Escola de Educação Básica Jerônimo Coelho também desenvolve o projeto PIBID. Tendo o canto coral como uma de suas atividades, assim sendo nos brindou com a sua participação através da declamação de um poema "Mar Português de Fernando Pessoa", declamação de textos em versos "Reverencia" de autoria dos alunos do 3º Ano, finalizando sua participação entoando com o hino da sua escola.








 A Escola de Educação Básica Saul Ulyssea também participou da III Edição do Sarau através de números musicais interpretados por alunos do Ensino Médio do turno noturno.








Os alunos, empolgados, esperavam ansiosos o momento de se apresentarem. 




Rogério Perito, grande compositor intérprete foi também homenageado através da sua canção "O pescador, a canoa e o mar". Assim sendo, realizamos nesse evento um musical interpretado pela aluna Edlaine Estevão, seguido de leitura de texto produzido pela aluna Ana Clara Rosa Alano.










Sob a orientação da professora de Educação Física Priscila Marques, os alunos entoaram a canção "A casa" de autoria de Vinicius de Moraes, através do canto, de dramatização e a utilização de instrumentos rítmicos.








Também tivemos o prazer de ouvir a interpretação de uma das vozes mais aplaudidas de nossa cidade, Neusa Preuss juntamente com o excelente músico Fernando Ilíbio.





O Coral Santo Antônio dos Anjos, sobre a regência do músico Fernando Ilíbio, entoaram três números musicais: Cantiga do Boi de Mamão (Folclore Catarinense), Hino ao amor de Edith Piaf e Hino de nossa cidade de Osmar Cook.








A escrita é para todos nós um desafio, especialmente no processo de escolaridade. E durante a execução deste projeto, foram criadas inúmeras produções textuais e lidas durante o Sarau.






Em todas as culturas é possível perceber algum tipo de manifestação rítmica. Sendo que o ritmo está presente em diferentes contextos do nosso cotidiano. Para evidenciar trouxemos o samba como parte da cultura da nossa comunidade escolar através da Escola de Samba Brinca Quem Pode.
Desta forma, os números apresentados acerca deste tema, teve seu início com a interpretação do samba de Dorival Caymmi, seguido do samba produzido coletivamente pelos alunos do segundo ano, inspirado no Samba Enredo de 2012, em homenagem ao Paulinho Baeta.






Para finalizar nosso III Sarau, contamos com a participação do casal de mestre sala e porta bandeira, o carnavalesco Joel dos Reis e Joice dos Reis Maciel, que bailaram lindamente o Samba Enredo de 2012, sendo que o mesmo foi escolhido e estudado pelos alunos de nossa Escola.










Agradecemos a todos os presentes, aos participantes, convidados que se dispuseram a se apresentar neste evento.




Nossas recordações III Sarau...