domingo, 21 de abril de 2013

Etapas para a produção de um texto


Para darmos início as atividades do próximo evento a ser realizado pelo Projeto Pibid na Escola de Ensino Médio Comendador Rocha, aliamos o conteúdo didático da turma aos conteúdos do projeto, avaliando a capacidade dos alunos em produzir textos com tema delimitado. 

Neste momento a postagem no blog será sobre as etapas utilizadas para a garantia de uma produção textual proficiente.
Vamos ver os resultados desta atividade?? 


Bom, como primeiro passo básico para a produção do texto realizamos a apresentação da proposta, onde procuramos salientar a importância do planejamento, organização e combinação de algumas regras para garantir um texto bem escrito.


O segundo passo foi partir do conhecimento prévio dos alunos, questionando-os sobre o que eles sabem sobre o tema e sobre o gênero a ser trabalhado.

Logo, iniciamos a ampliação do repertório, favorecendo o contato com o gênero a ser trabalhado.

Em seguida, produzimos o texto inicial, avaliando o que o aluno já sabe e quais aspectos do gênero que não conhece, com a finalidade de identificar os pontos que precisam ser trabalhados.
Buscando informações sobre o tema que será abordado no texto final a ser produzido.

Com a organização e sistematização do conhecimento, sugerimos aos alunos a reflexão sobre os usos e funções do gênero em questão na nossa sociedade, identificando os elementos da situação de produção.
Se perguntando: quem escreve, para quem ler, com que finalidade, para circular em que espaço...
Destacando elementos e marcas lingüísticas características do gênero (exemplo: expressões articuladoras, classe de palavras usadas, tempo verbal, discurso indireto ou direto, etc.).
 

Todos os passos acima bem esclarecidos, iniciamos a produção coletiva do texto, servindo como uma espécie de ensaio geral, ajudando os alunos a transpor o discurso oral para o escrito. Apontando os problemas do texto e meios para superá-los.


Então podemos partir para a produção individual do texto. Produzindo esse texto  partindo das informações coletadas nas pesquisas e dos conhecimentos aprendidos sobre os aspectos próprios do gênero.

Logo vem a etapa de revisão e reescrita, com o intuito de aprimoramento do texto produzido.

Concluindo, podemos dizer que é necessário ter-se atividade prévia de leitura, pesquisa, palestra, filme, passeio, debate, etc.; discussão do tema e orientação do professor para o desenvolvimento do trabalho antes da escrita. A produção escrita deve ser vista como construção de um conhecimento e um ponto de interação e deve ser lida e reescrita. 



  
  

























5 comentários:

  1. Ana Clara Neves Francisco23 de abril de 2013 às 11:34

    Foi muito legal fazer o texto do Menino de Bicicleta.

    ResponderExcluir
  2. maria eduarda dos santos geraldino23 de abril de 2013 às 11:35

    Gostei muito fazer a apresentação e fazer a linha do tempo e também gostei muito fazer a reportagem com meus colegas Julia,Arthur e Maria

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei fazer a entrega o jornal
    com pibid
    Suelen G. Zeferino 401

    ResponderExcluir
  4. Julia Cândido Agostinho23 de abril de 2013 às 11:38

    Eu adore criar o texto o menino da bicicleta e a professora Margarete nos ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. Edilaine Nogueira Barbosa 4017 de maio de 2013 às 10:27

    Adorei muito ver vocês trabalhar com nós aqui no Comendador Rocha, vocês são muitos legais com nossa turma trabalhando com a gente nos divertimos muito. E eu adorei o jornal porque foi feito com muito carinho e com amor.

    ResponderExcluir