Para darmos início as atividades do próximo evento a ser realizado pelo Projeto Pibid na Escola de Ensino Médio Comendador Rocha, aliamos o conteúdo didático da turma aos conteúdos do projeto, avaliando a capacidade dos alunos em produzir textos com tema delimitado.
Neste momento a postagem no blog será sobre as etapas utilizadas para a garantia de uma produção textual proficiente.
Vamos ver os resultados desta atividade??
Bom, como primeiro passo básico para a produção do texto realizamos a apresentação da proposta, onde procuramos salientar a importância do planejamento, organização e combinação de algumas regras para garantir um texto bem escrito.
O segundo passo foi partir do
conhecimento prévio dos alunos, questionando-os sobre o que eles sabem sobre o tema e sobre o
gênero a ser trabalhado.
Logo, iniciamos a ampliação
do repertório, favorecendo o contato com o gênero a ser trabalhado.
Em seguida, produzimos o
texto inicial, avaliando o que o aluno já sabe e quais aspectos do gênero que
não conhece, com a finalidade de identificar os pontos que precisam ser
trabalhados.
Buscando informações sobre o tema que será abordado no texto final a
ser produzido.
Com a organização
e sistematização do conhecimento, sugerimos aos alunos a reflexão sobre os usos e funções do gênero em questão na
nossa sociedade, identificando os elementos da situação de produção.
Se perguntando: quem
escreve, para quem ler, com que finalidade, para circular em que espaço...
Destacando elementos e marcas lingüísticas características do
gênero (exemplo: expressões articuladoras, classe de palavras usadas, tempo
verbal, discurso indireto ou direto, etc.).
Todos os passos acima bem esclarecidos, iniciamos a produção
coletiva do texto, servindo como uma espécie de ensaio geral, ajudando os alunos a transpor o
discurso oral para o escrito. Apontando os problemas do texto e meios para superá-los.
Então podemos partir para a produção
individual do texto. Produzindo esse texto partindo das informações coletadas nas
pesquisas e dos conhecimentos aprendidos sobre os aspectos próprios do gênero.
Logo vem a etapa de revisão e
reescrita, com o intuito de aprimoramento do texto produzido.
Concluindo, podemos dizer que é necessário ter-se atividade
prévia de leitura, pesquisa, palestra, filme, passeio, debate, etc.; discussão
do tema e orientação do professor para o desenvolvimento do trabalho antes da
escrita. A produção escrita deve ser vista como construção de um conhecimento e
um ponto de interação e deve ser lida e reescrita.
Foi muito legal fazer o texto do Menino de Bicicleta.
ResponderExcluirGostei muito fazer a apresentação e fazer a linha do tempo e também gostei muito fazer a reportagem com meus colegas Julia,Arthur e Maria
ResponderExcluirEu adorei fazer a entrega o jornal
ResponderExcluircom pibid
Suelen G. Zeferino 401
Eu adore criar o texto o menino da bicicleta e a professora Margarete nos ajudou muito.
ResponderExcluirAdorei muito ver vocês trabalhar com nós aqui no Comendador Rocha, vocês são muitos legais com nossa turma trabalhando com a gente nos divertimos muito. E eu adorei o jornal porque foi feito com muito carinho e com amor.
ResponderExcluir