quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Oralidade, leitura e escrita

Oralidade, leitura e escrita são fazeres diários e inesgotáveis da prática pedagógica visando o conhecimento integral dos nossos educandos...







A leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade, tendo a escola à responsabilidade de sistematizar esses saberes.


 




Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão. 





 
 




É papel da escola como um todo tornar nossos alunos capazes de utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo fazer uso de informações contidas nos textos, bem como conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia. 














Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.





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