segunda-feira, 25 de março de 2013

Viajando na história...

Nessa manhã de sexta-feira(22), a equipe PIBID teve a oportunidade de presenciar a confecção da Linha do Tempo individual de nossos alunos, essa era uma atividade programada pela professora da turma, Margarete Batista Rodrigues, com o intuito de explanar de forma prática e compreensiva a maneira como a noção de tempo histórico pode e deve ser trabalhada na 4º série (5º ano) do Ensino Fundamental, salientando as metas que devem ser atingidas, para que os alunos possam, realmente, apreender e compreender o que está sendo transmitido, fazendo com que aquilo que está sendo discutido na sala de aula, possa relacionar-se com a realidade extra-escolar, com seu cotidiano de forma harmônica e intrinsecamente ligada uma a outra.


Os alunos recebiam uma cópia dessa ficha com espaço para anexar  uma foto da criança num momento marcante de sua vida, podia ser o momento dos primeiros passos ou uma baguncinha daquelas...

Como na foto, nas linhas com o auxílio de uma régua a criança traçava os pontos relevantes de sua vida, partindo da data de seu nascimento até os dias atuais.

Quando a criança terminava e as professoras corrigiam junto com eles, era o momento de  personalizar sua ficha de linha do tempo ao seu gosto.

As bolsistas do PIBID, então auxiliavam os alunos dando dicas de como  executar seu trabalho de forma bacana,  pois seria exposto no mural da sala.

Todos capricharam mais ainda na produção de suas atividades quando perceberam que além da exposição no mural da  classe, as fotos dessa aula "histórica", viria para o blog.

Enfim o momento mais esperado, o anexo das linhas do tempo.

A professora deixou claro,que para fazer uma linha do tempo os alunos precisam saber o ano em que nasceram para fazer a representação de forma correta, com  detalhes exatos para se obter uma documentação efetiva. 


Dicas Pibidianas; Durante esse processo  de construção da linha do tempo é normal surgirem muitas questões, as quais o professor tem que estar preparado para responder tranquilamente, tendo em mente que parte da história de vida do aluno estará sendo exposta na sala de aula, porém, de forma correta, em uma perspectiva puramente pedagógica.

20 comentários:

  1. Eu adorei fazer a linha do tempo porque a gente se lembra do nosso passado........

    joão manuel
    401

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de fazer a linha do tempo

    João manuel

    ResponderExcluir
  3. Maria Eduarda dos Santos Geraldino1 de abril de 2013 às 08:59

    Adorei participar da apresentação semeando a paz e também gostei de fazer a linha do tempo

    ResponderExcluir
  4. Matheus da Silva Matos1 de abril de 2013 às 09:06

    Adorei muito participar da homenagem.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da homenagem a paz eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Ana Cristina Rosa Alves1 de abril de 2013 às 09:12

    Eu gostei de fazer a linha do tempo pois a minha história é muito importante para mim.

    ResponderExcluir
  7. Maria Eduarda dos Santos Geraldino1 de abril de 2013 às 09:13

    Gostei muito fazer a linha do tempo com as professoras Margarete e Dilsimar e kelcia.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da apresentação semeando a paz.
    401.

    ResponderExcluir
  9. Suelen Gazzola Zeferino1 de abril de 2013 às 09:14

    Eu goste de fazer a linha do tempo com as minhas
    colegas da sala.

    ResponderExcluir
  10. Maria Eduarda dos Santos Geraldino1 de abril de 2013 às 10:29

    muito bommmm

    ResponderExcluir
  11. beatriz monteiro 4039 de abril de 2013 às 11:24

    gostei muito de contar minha história para todos!!

    ResponderExcluir
  12. Ana Clara Neves Francisco23 de abril de 2013 às 11:18

    Foi muito legal por que cada um tem sua historia.

    ResponderExcluir
  13. estou ansiosa chegou a minha vez de viver essa alegria vi homenagens videos e milhares de fotos nesse blog que legal

    ResponderExcluir
  14. Julia Cândido Agostinho23 de abril de 2013 às 11:32

    Eu adorei fazer a linha do tempo e saber das coisas que eu já vivi quando era mais pequena agradeço ao pessoal PIBID que nos tão ajudando muito minha classe vimos o Jornal comendador hoje e ficamos surpreendidos nunca imaginei que ia ficar assim parabéns PIBID.

    ResponderExcluir
  15. eu gostei muito de fazer a linha do tempo e me diverti

    ResponderExcluir
  16. EDILAINE NOGUEIRA BARBOSA7 de maio de 2013 às 10:13

    eu adorei de ver as minhas amigas entregar as revistas para o diretor e eu adorei de ver a professo sorrir quando ela viram nos na jornal ela ficou muito feliz parabéns professora adorei muito professora Margarete adorei ver VOCÊ sorir por nos te amo pibid

    ResponderExcluir
  17. Débora Freita Fernandes7 de maio de 2013 às 10:18

    Eu gostei muito do jornal da escola pois ele fala sobre a àgua.

    ResponderExcluir
  18. Mariellen Souza Ribeiro Delfino 4017 de maio de 2013 às 10:19

    EU adorei participar do PIBID ele é muito legal e também ele
    me mostrou a paz no mundo eu agradeço eles por isso.

    ResponderExcluir
  19. CLARA EDUARDA CONCEIÇÃO.7 de maio de 2013 às 10:25

    Eu gostei de fazer o jornal, foi muito legal. Mas não sei qual das trabalhos do PIBID eu gostei mais. Porque foi muito bom fazer os poemas para o sarau também.

    ResponderExcluir
  20. EDILAINE NOGUEIRA BARBOSA7 de maio de 2013 às 10:29

    Eu adorei entregar o jornal para os Professores e que
    os PIBIDIANOS. fisseroa os jornais com muita alegria e
    felisidade




















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































    os
    Pibidiano.

    ResponderExcluir